quarta-feira, 24 de abril de 2013

Quem mantra, seus males espanta


Man, em sânscrito, quer dizer mente e Tra, liberação. Portanto, mantra quer dizer literalmente "liberação da mente". O mantra é uma palavra de poder, uma palavra sagrada que exerce um efeito poderoso em nosso corpo e mente, nos conectando à energias superiores.
Para os hindus, a palavra é o elo entre o homem e Deus e é através dela que manifestamos os nossos pensamentos e sentimentos, podendo iluminar ou densificar ainda mais uma situação de conflito. Infelizmente nem sempre conseguimos lidar com os desafios de forma equilibrada e racional ou temos a oportunidade de simplesmente não falar nada no momento, para evitar piorar a situação, não é? A mente tem a tendência em permanecer fixa em padrões de comportamento e hábitos adquiridos e muitas vezes reagimos a uma situação vivida no presente totalmente influenciados por memórias do passado. 
Não só, mas principalmente nesses momentos mais tensos, devemos usar as ferramentas que temos ao nosso dispor. Uma delas - e que eu adoro - é a utilização de mantras. Fico impressionada com o resultado que eles despertam não só nas pessoas, mas também nos ambientes. Uso para pacificar momentos conflitantes, para relaxar, para agradecer, enfim, já é uma constante no meu dia a dia. E uso também na minha casa. Após a faxina, gosto de complementar a limpeza do ambiente acendendo um incenso e colocando mantras. O resultado é chegar em casa e perceber a energia deliciosa que ela vibra. As minhas plantas adoram, pois estão sempre lindas e dando fihotes. É tudo de bom, já experimentou? Abaixo compartilho com vocês alguns dos meus preferidos. 
Beijo grande e Namastê.
__/\__

Gayatri Mantra 
Um dos mais recitados na Índia, o Gayatri é considerado o mantra da iluminação, pois magnetiza o poder e a radiação do sol para a vida terrena, trazendo a Sabedoria Divina.
Sai Baba recomendava que não deixássemos de recitá-lo, que deveria ser cantado ao menos algumas vezes ao dia, para nos proteger dos perigos onde quer que estivéssemos.
De forma bem simplificada, seu significado seria "a canção que concede a libertação."


















Om Mani Padme Hum
De origem indiana, esse mantra foi levado para o Tibet e é um dos mantras mais usados pelos budistas tibetanos. Ele nos conecta com a energia da Deusa Kwan Yin, Deusa da Misericórdia e Compaixão. Segundo Dalai Lama, seu propósito é nos auxiliar a transformar a impureza das palavras e da mente em puras e louvadas, assim como as de um Buda. 
Significado: Recebemos a joia da consciência no coração de lótus (chakra coronário).






Om Namah Shivaya
O mantra Om Namah Shivaya nos conecta com Shiva, Deus hindu que elimina os pensamentos negativos, trazendo equilíbrio, proteção espiritual e criando um escudo de luz ao nosso redor. 
Significado: Eu invoco, confio, honro e me curvo à Luz do Senhor Shiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu. Comente, opine e dê sugestões, aqui você é sempre bem vindo! __/\__