terça-feira, 30 de abril de 2013

Ho’oponopono, uma prática de amor e responsabilidade


O Ho'oponopono é uma técnica de cura havaiana, na qual se acredita que somos absolutamente responsáveis por tudo que nos acontece. 
Sim, é isso mesmo. Num primeiro momento chegamos a sentir uma certa indignação, não é? Como lidar com o fato de que você é o responsável pelas situações que não gosta na sua vida, sejam relações afetivas, frustrações recorrentes, problemas de saúde ou insatisfação profissional?
Repetindo para ficar bem claro, segundo o Ho'oponopono - e eu acredito integralmente - nós somos totalmente responsáveis por tudo o que nos acontece, por todo o nosso entorno, inclusive a parte que não gostamos. Somos responsáveis não somente pelo que pensamos e fazemos, mas também pelo o que o outro pensa e faz. Sim, é duro de engolir. Mas é também libertador descobrir que a chave para transformar e curar está dentro de nós. Calma, nós vamos chegar lá. :-)

Em havaiano, Ho'o significa "causa" e oponopono, quer dizer "perfeição", portanto, Ho'oponopono significa "corrigir um erro". Esse método existe há cerca de três mil anos, utilizado pela Kahuna Morrna Simenona, e posteriormente popularizado pelo Dr. Ihaleakala Hew Len, psicólogo havaiano que usou a técnica durante quatro anos com um pavilhão inteiro de pacientes insanos e criminais, num Hospital Estatal do Havaí. O lugar era extremamente perigoso e  em geral os psicólogos duravam pouco mais de um mês trabalhando lá, pois adoeciam ou desistiam. Lugar pouco agradável, não? 
Pois bem, o Dr. Len começou a tratar os internos de forma diferenciada, sem contato físico com os pacientes, ele apenas analisava suas fichas e aplicava o Ho'oponopono, se questionando de que forma ele contribuía com o estado de cada um, trabalhando e curando em si mesmo. Em alguns meses os pacientes encarcerados foram sendo liberados para caminhar livremente dentro do Hospital, os fortemente medicados começaram a diminuir os remédios, e os que antes tinham sido diagnosticados com a necessidade de internação perpétua, receberam alta. Os funcionários pararam de debandar e passaram a sentir prazer em trabalhar no hospital. A conclusão é que com o passar do tempo, o número de funcionários ficou maior do que o de internos e o pavilhão foi fechado. Lindo isso, não?

Então vamos logo à técnica em si, que é mais linda ainda, você vai afirmar as seguintes frases:

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato. 

Quando você faz o Ho'oponopono, você pede à Deus para limpar e purificar as suas memórias. Pedimos para a Divindade limpar os registros deturpados que trazemos dentro de nós e que estão alimentando determinado problema, seja em nós ou nos outros.  
Confesso que demorei algum tempo para me entregar ao Ho'oponopono, pois a aceitação de ser responsável pelos pensamentos e atos dos outros foi sendo assimilada aos poucos, num processo. Somos Todos Um e somos inteiramente responsáveis pelo que plantamos no mundo. O que podemos fazer para ajudar é nos limpar, nos melhorar internamente. 

Mesmo que num primeiro momento você se sinta desconfortável, experimente. Quando você estiver vivendo algo indesejável, peça que a Divindade limpe em você o que está causando o problema e repita as "palavrinhas mágicas": 
Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato. Faça com vontade, com o seu coração. Você não precisa entender, só sinta... Perceba como aos poucos você vai sendo invadido por uma sensação de paz deliciosa. 
Busque a forma que for mais confortável para você, eu por exemplo, prefiro repetir assim:
Perdão, eu sinto muito. Te amo, sou grata!
O que é a mesma coisa, mas meu coração prefere assim. :)
Ao dizer "Sinto muito", você reconhece a sua responsabilidade; quando pede perdão está pedindo que Deus o ajude a se perdoar pela parte que lhe cabe. O "Te amo" transmuta a energia bloqueada e ela volta a fluir livremente e o "Sou grato" é a energia da gratidão em ação, a fé de que tudo já está sendo resolvido.

Esse assunto é longo e cheio de detalhes. Vale a pena se aprofundar no tema. Nesse site você pode ter maiores informações, além de fazer o download gratuito do e-book do Ho'oponopono: http://www.hooponopono.ws/

Compartilho com vocês a oração original da Kahuna Morrnah Simeona, criadora do processo Ho'oponopono da Identidade Própria:
"Divino Criador, pai, mãe, filho em Um...
Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão... 
Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz... Assim está feito."

Também sugiro a leitura do livro "Limite Zero, de Joe Vitale", aqui nesse link você pode fazer o download gratuito:
http://www.33d.com.br/blog/LIMITEZERO_JoeVitale.pdf

Beijo grande e um lindo feriado!
Perdão, eu sinto muito. Te amo, sou grata! __/\__

2 comentários:

  1. Prática milagrosa de cura... há anos não vivo sem. Já é uma conduta de vida pra mim.

    Sinto muito, me perdoa, obrigada, eu te amo! _/\_

    ResponderExcluir
  2. Sim, já está no nosso DNA, não é?
    Gratidão!
    __/\__

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu. Comente, opine e dê sugestões, aqui você é sempre bem vindo! __/\__