segunda-feira, 15 de abril de 2013

Calar ou não calar.Eis a questão.

Ontem aconteceu algo bem desagradável na página que mantenho no facebook, a Transformar para Curar. Já estava desligando o computador, quando vi no feed de notícias um post que eu elaborei e publiquei em dezembro do ano passado.
Qual não foi a minha surpresa quando vi o mesmo, porém manipulado de uma forma tosca (onde retiraram o nome da Transformar, cortando inclusive, parte da imagem) publicado em outra página, em março deste ano. Sem crédito, sem comentário, sem coisa alguma.
Quando comecei a navegar nessa página percebi, pelos cortes das imagens, que é um procedimento usual. Já virou hábito percorrer as páginas alheias, escolher o que gosta, cortar e publicar na própria página.
O post antes
Tenho percebido postagens variadas pelo face, onde são divulgadas frases célebres e sem o nome do autor. Em muitas delas percebi que não se dão ao trabalho nem de colocar entre aspas, ou seja, o que podemos concluir é que a pessoa quer mesmo que pensem que é de sua autoria.
Qual será a graça de brincar de ser outra pessoa? Fazer de conta que escreveu algo que não escreveu? Qual o ganho de ser reconhecido por um talento que não é seu? Confesso que não percebo. Prefiro a verdade, por mais dolorosa que seja, que uma mentira bonitinha, mas aprisionante e falsa. 
Quando percebi a atitude dessa página, naveguei por ela, localizei o meu post e comentei que não tinha gostado e que não achava essa atitude pertinente aos valores que ela divulga, além de comentar também no meu mural pessoal.
Antes desse movimento, cheguei a pensar em ficar quieta, em deixar para lá. Mas, decidi sim, expressar o que estava sentindo. Afinal, é o mínimo diante de tal cara-de-pau, não acham?
Acho que é isso que anda nos faltando. Engolir demais faz mal e também o alimenta. Há que se buscar o equilíbrio entre o que se engole e o que se expressa.
Sou da paz, não gosto de discutir e por isso mesmo, muitas vezes "deixei passar" episódios onde hoje reconheço que teria sido muito importante ter me colocado.
O post depois
Para expressar o que estava sentindo, para tentar uma conciliação, para trazer luz à situação e para assumir a minha responsabilidade de não me omitir. Não se colocar no momento adequado é decidir por deixar correr, em esperar que a coisa se resolva por si só e, mesmo que sem intenção, alimentar um registro deturpado no outro. Afinal, como diz a sabedoria popular, quem cala consente.
Falar com respeito sempre, mas falar é cooperar com esse mundo novo que todos dizem que querem, mas que poucos arregaçam as mangas para ajudar a construir. O nome da página que fez isso eu prefiro não falar, me dá vergonha...
Beijo grande!




5 comentários:

  1. Não havia necessidade de cortar a imagem. :/
    obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Não é? Mas, cada um dá o que tem, não é mesmo?
    Obrigada por comentar, um bom dia pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Tania, eu gostei muito do seu artigo "Calar ou não calar (...)". Infelizmente, são atitudes negativas como a página a qual se refere (que copia e não dá o devido crédito ao criador), que denunciam o modus operandi totalmente contrário daquilo que pregam e tentam sustentar. Pelas atitudes simples, nós podemos detectar a falta de coerência entre o "ter" e "ser". Não basta "ter" conhecimento, é preciso "ser" o conhecimento e "agir" com sabedoria. Eu observei que a página em questão também copiou uma imagem da minha página, cortando grotescamente a indicação da minha página. Mesmo após ter enviado uma mensagem para o administrador daquela página, indicado que a arte copiada e editada foi feita pela minha página; o administrador sequer se pronunciou ou respondeu. Apenas deletou a minha e a sua arte. Enfim, como bem podemos observar, cada um dá o que tem. Estamos de olho. Bjo e abraço fraterno, querida

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Tati! Torço para que a vergonha temporária que o administrador da page passou (enquanto os nossos coments permaneceram por lá) o iniba de continuar tomando atitudes como esta. No mais, o maior prejudicado por tal atitude é ele mesmo, que perde tempo se apossando da criação dos outros, ao invés dele mesmo criar, né? Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que vc aproveitaria bem mais essa energia se estivesse ficado feliz por essa pessoa ter se identifizado com seu post ao ponto de tbm querer compartilhar. Essa egernia linda que vem do intusiasmo criaria milhares de postagens bem mais clamantes e interessantes que esta.

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu. Comente, opine e dê sugestões, aqui você é sempre bem vindo! __/\__