domingo, 12 de maio de 2013

A alegria é sim, a melhor coisa que existe!

Os índios costumam dizer que onde tem alegria, não entra nada ruim. A sabedoria popular afirma a mesma coisa, quando diz que "rir é o melhor remédio". E é verdade, né? 
Não tem nada melhor do que rir, ainda mais naqueles momentos que estamos nos sentindo para baixo ou irritados. 
Todos já desfrutamos dos benefícios daquela gargalhada que vem lá do fundo da barriga e explode na boca, é muito bom. E além de gostoso, garante benefícios físicos. Quando gargalhamos o ritmo cardíaco acelera, aumentando a liberação de endorfina e a sensação de alegria e prazer. Os hormônios do stress são reduzidos e o sistema imunológico é fortalecido. Isso sem falar nos pulmões, que absorvem mais oxigênio e nos músculos abdominais, que trabalham mais e acabam massageando o nosso sistema gastrointestinal. A lista de benefícios é enorme, e você pode ler mais aqui

Recentemente participei da Terapia do Riso e a-do-rei! É um método milenar no Oriente, mas  que só começou a ser praticado aqui no Ocidente a partir da década de 60, pelo jornalista americano Norman Cousin, que reverteu uma violenta doença degenerativa utilizando-o. Foi popularizado ao ser utilizado pelo também americano Hunter Adams, mais conhecido como Dr. Patch Adams, que o adotou ainda na sua época de estudante, em hospitais e escolas. Você deve se lembrar do filme Patch Adams - O amor é contagioso. Se não viu ainda, por favor, veja correndo!

Bom humor é fundamental na vida e é uma escolha. Ninguém gosta de ficar ao lado do tipo negativo, que vive reclamando de tudo ou se fazendo de vítima. Não tem coisa mais chata do que perguntar para alguém se está tudo bem e ela responder: "tudo indo...", com aquela cara de vítima profissional, de quem já adotou a resposta como filosofia de vida, sabe? É claro que ninguém está bem todo dia, a vida é feita de altos e baixos, mas vamos combinar que tem muuuuita gente que se viciou nos baixos e que gosta deles. E se você afirmar todo o santo dia que está "tudo ruim" ou "indo", espera atrair o que?

Quando você estiver chateado, irritado ou triste, vivencie esses momentos, mas se dê a oportunidade de passar por eles com mais leveza. Você vai conseguir perceber outras possibilidades e atrair mais positividade para a sua vida. Uma coisa que adoro é a música, ela nos transporta com muita facilidade. Adoro a versão do Sérgio Mendes e do Marcelo D2 para o "Samba da Benção", de Vinícius de Moraes. Você conhece? Aqui o link pra você: 
Compartilho com vocês também as instruções de Osho, para a Meditação do Riso. Comecei há pouco tempo e apesar de ter percebido um olhar meio estranho do vizinho no elevador, pretendo continuar. Em grupo foi mais fácil, pois as gargalhadas dos outros te estimulam, mas enfiei na cabeça que quero usufruir disso todo dia. Experimenta e me conta! 
"Todas as manhãs, ao acordar, antes de abrir os olhos, espreguice-se como um gato. Estique cada fibra do seu corpo. Após três ou quatro minutos, com os olhos ainda fechados, comece a rir. Durante cinco minutos, simplesmente ria. No início, você terá que fazer isso acontecer, mas logo o próprio som da sua tentativa causará um riso verdadeiro. 
Perca-se no riso.
Pode levar alguns dias antes que ele realmente aconteça, pois você não está muito acostumado com esse fenômeno. Mas logo ele será espontâneo e mudará toda a natureza do seu dia."
Se você tentar e ainda sentir muita dificuldade tente outros estímulos.
Que tal esse vídeo? Uma delícia para você se inspirar.

E que Deus nos abençoe sempre, com a alegria, com a vontade de sentir alegria, com a vontade da vida pulsando dentro de nós!

Beijo grande!

2 comentários:

  1. Impressionante, aliás, nem é... já me acostumei com a nossa sintonia finíssima. Falei exatamente disso hoje, praticamente o dia inteiro e pra muitas pessoas. hahahahahahahaha!

    Adorei!
    Beijos, querida!
    _/\_

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu. Comente, opine e dê sugestões, aqui você é sempre bem vindo! __/\__