Todos nós temos algum nível de ansiedade. Ela se faz presente na correria do dia a dia, em momentos de maior pressão e até mesmo quando estamos felizes, a espera de que algo se concretize. Essa pressa, essa vontade de que algo aconteça logo ou acabe, pode nos fazer buscar mecanismos para amenizá-la e gerar um ciclo vicioso, como o de comer compulsivamente, por exemplo. Você come porque fica ansioso, fica ansioso porque engorda e por aí vai... Como tudo na vida, o ideal é trilharmos o caminho do meio e manter a ansiedade em níveis saudáveis é fundamental para a qualidade de vida. Compartilho com vocês algumas dicas fáceis e práticas para adotar diariamente.
Respiração
Posicione-se confortavelmente, sentado ou deitado. Coloque uma das mãos em cima do abdômen, logo acima do umbigo e a outra sobre o tórax. Respire normalmente, e observe qual das duas mãos se movimenta mais na inspiração. Se for a mão que está em cima do tórax é sinal de que está ansioso, viu? Essa é a respiração chamada de "curta", onde acabamos tensionando ainda mais a região abdominal, já que o diafragma não se contrai completamente durante o processo e, com isso, alimentamos a ansiedade.
Tente regularizá-la com a respiração diafragmática, inspirando pelo nariz e inflando o abdômen, e não o tórax. Ao atingir a capacidade máxima, expire vagarosamente, murchando o abdômen. Inspire contando até três e solte o ar contando até seis. Conforme você for se acostumando, aumente o tempo de inspiração e expiração, observe que o importante é expirar (soltar o ar) mais devagar do que inspirar. Essa respiração acalma as ondas cerebrais e mentais, controlando a ansiedade.
Tente regularizá-la com a respiração diafragmática, inspirando pelo nariz e inflando o abdômen, e não o tórax. Ao atingir a capacidade máxima, expire vagarosamente, murchando o abdômen. Inspire contando até três e solte o ar contando até seis. Conforme você for se acostumando, aumente o tempo de inspiração e expiração, observe que o importante é expirar (soltar o ar) mais devagar do que inspirar. Essa respiração acalma as ondas cerebrais e mentais, controlando a ansiedade.
Respiração Diafragmática |
Exercícios Físicos
Durante a prática de exercícios o coração acelera e a temperatura corporal aumenta, estimulando a liberação de endorfina, um neurotransmissor utilizado pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. A endorfina é uma substância natural, produzida pelo cérebro com a função de nos preservar da dor e transmitir prazer, alegria e tranquilidade, entre outras coisas. Ou seja, é tuuudo de bom, né?
Segundo Matthew Herring, especialista em estudos do movimento, da Universidade da Geórgia, a atividade física aeróbica reduz em até 20% os sintomas da ansiedade. Para se beneficiar dessa produção cerebral, se exercite ao menos por quarenta minutos, três vezes por semana, em ritmo um pouco acelerado. Tá esperando o que para começar? Escolha entre caminhar, correr, pedalar, nadar ou dançar. Qual prefere? Vai, cooorre! :)
Florais
A essência California Valerian, do sistema floral da Califórnia atua muito bem na respiração curta devido à ansiedade com relação ao futuro e também auxilia, entre outras coisas, na insônia. Combinada com outras essências podem ajudar muito no controle da ansiedade.
California Valerian |
Alimentos
. Banana - Pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que ela ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade, pois possui alto teor de triptofano, ajudando na produção de serotonina, o "hormônio da felicidade".
. Frutas Cítricas - A vitamina C diminui a secreção de cortisol, "hormônio do stress", além de promover o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentar a sensação de bem-estar.
. Ovos, leite e derivados magros
São ótima fonte de triptofano, aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade. Segundo a nutricionista Rosana Farah, ele aumenta a produção de serotonina também. A dose sugerida é de 2 a 3 porções ao dia.
. Carboidratos
Os cereais e as frutas mais doces também auxiliam no combate a ansiedade, pois elevam o nível de açúcar no sangue e fornecem energia e bem-estar. Prefira os integrais, pois são também funcionais, na quantidade de 6 a 9 porções diárias.
. Espinafre
Contém ácido fólico, uma poderosa vitamina antidepressiva natural. Adorei saber disso!
. Maçã
Rica em fibras, carboidratos, vitaminas e minerais, além de zinco, magnésio e selênio.Ajuda a relaxar e a combater a ansiedade.
. Mel
Ajuda a produzir serotonina, o neurotransmissor ligado às mudanças de humor.
. Jabuticaba
Entre outras coisas, possui vitaminas do complexo B - que atuam como antidepressivos - e carboidratos, que fornecem energia e sensação de bem-estar. Tome cuidado com a quantidade, pois podem prender o intestino.
. Chocolate
É rico em flavonóides e ajuda na produção de serotonina. A quantidade máxima diária é de 30 gramas, do chocolate amargo. Mas, francamente, existem alimentos mais saudáveis e funcionais, portanto, a minha sugestão é pra você não abusar dessa opção.
A matéria completa sobre os alimentos pode ser lida aqui:
http://saudeecorpo.com/10-dicas-de-alimentos-que-combatem-a-ansiedade.html
Beijo grande e Ommmmmmmmmmmmmmmmmmmm.
Meditação
Meditar é educar a mente, direcioná-la para um estado saudável e positivo. Prepare um ambiente confortável para meditar, com luz baixa, incenso ou óleo essencial e uma música relaxante. Eu gosto muito de sons da natureza para a meditação, me relaxa, mas não me distrai.
Adoro esse aqui, ó: http://www.youtube.com/watch?v=vPh2r0KXcm4
Cuide para não ser interrompido. Feche os olhos, respire profundamente e concentre-se na sua respiração.
Aqui nesse link tem um vídeo bem bacana sobre como meditar. Vamos lá?
http://www.youtube.com/watch?v=YpbFOhDsUSwBeijo grande e Ommmmmmmmmmmmmmmmmmmm.
Muito bom, querida! _/\_
ResponderExcluir__/\__ Beijo, flor!
ResponderExcluir